Notícias

‘Vidas Cinzas’, sobre crise atual, vence Mostra Provocações

Fundo Brasil apoiou mostra que faz parte do festival Curta Brasília, realizado de 13 a 16 de dezembro

19 dezembro 2018

- por Cristina Camargo -

Débora Borges no palco do Cine Brasília, onde foi realizado o 7º Curta Brasília (Foto: divulgação)

“Um falso documentário sobre a atual crise social, política e econômica no Brasil, onde o governo corta as cores do Rio de Janeiro, deixando a cidade em preto e branco”.

Esse é o resumo de “Vidas Cinzas”, o documentário de 15 minutos, dirigido por Leonardo Martinelli, vencedor da Mostra Provocações do 7º Curta Brasília, festival internacional de curtas-metragens que teve o Fundo Brasil como um dos apoiadores.

O festival foi realizado entre 13 e 16 de dezembro, com entrada gratuita, em Brasília. A Mostra Provocações é uma sessão com curtas-metragens que abordam assuntos polêmicos, sem pudor de expor situações incômodas ou chocantes para provocar reflexões no espectador. A mostra foi apresentada pela drag queen Larissa Hollywood.

O documentário foi escolhido pelo Fundo Brasil com base em quatro critérios: abordagem do tema para defesa ou promoção dos direitos humanos; roteiro; qualidade técnica e artística e originalidade e/ou criatividade.

Esse foi o segundo ano consecutivo em que a parceria foi realizada.

“É um espaço importante de visibilidade, pois ficamos em contato direto com um público sensível às questões relacionadas aos direitos humanos”, afirma Débora Borges, assessora de relacionamento com a sociedade do Fundo Brasil.

Débora participou do festival e entregou o prêmio ao documentário vencedor. No palco do festival, ela falou sobre o Fundo Brasil e a importância do diálogo em um cenário em que são cada vez comuns as manifestações de ódio e intolerância.

Além disso, a campanha + Diálogo + Direitos, realizada pela fundação, foi divulgada no caderno com a programação do 7º Curta Brasília. No anúncio, foi publicado um QR Code para ter acesso a um infográfico com oito dicas para dialogar nas redes sociais.

Sobre o festival

O Curta Brasília é uma grande janela de exibição de filmes de curta-metragem brasileiros e internacionais. Além da tela tradicional, exibe também experiências em realidade virtual, debates, oficinas, intervenções e performances. Promove o mercado criativo local e o intercâmbio internacional entre realizadores e artistas.

A sétima edição foi realizada no lendário Cine Brasília, um cinema de rua projetado por Oscar Niemeyer.

Fundo Brasil

O Fundo Brasil é uma organização independente, sem fins lucrativos e com a proposta inovadora de criar meios sustentáveis para destinar recursos a organizações sociais que lutam pela defesa dos direitos humanos. A partir do apoio financeiro e técnico oferecido a essas organizações, o Fundo Brasil viabiliza o desenvolvimento de projetos de defesa e promoção de direitos humanos em todas as regiões do país, impactando positivamente no dia a dia de milhares de pessoas. Em atividade desde 2006, já apoiou mais de 400 projetos.

 

 

 

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais