Projetos

Mutirão pela Cidadania / Movimento Xingu Vivo para Sempre

Articulação das resistências contra a instalação da mineradora Belo Sun na Volta Grande do Xingu

Pará

Objetivos e público alvo

Incentivar e apoiar a resistência da população ameaçada pela mineradora belo Sun contra o projeto a partir de processos de formação, informação, mobilização social e articulação dos órgãos ligados ao Judiciário. Ao mesmo tempo, o objetivo é buscar rearticular esta mesma população para lutar por reparação das violações de Belo Monte.

Atividades principais

Reunião com a equipe do Xingu Vivo para determinar quem acompanhará o projeto e definição da abordagem e estratégias do movimento junto as comunidades impactadas.

Viagem a comunidades das ilhas ameaçadas pela mineradora.

Reunião nas ilhas com as comunidades.

Reunião em Altamira com órgão públicos.

Encontros de formação com comunidades das ilhas do Xingu.

Relatório das atividades.

Avaliação do projeto.

Contexto

A mineradora canadense Belo Sun está pleiteando autorização para implantar a maior mina de ouro a céu aberto do país na Volta Grande do Xingu. Neste região o rio terá 100 km de redução drástica da vasão das águas em função de Belo Monte. Ali estão localizadas mais de cinco aldeias indígenas e três grandes comunidades de ribeirinhos que atuam como pequenos garimpeiros há mais de 50 anos. A intenção de Belo Sun é desalojar as populações não-índias. As populações indígenas também já estão sendo assediadas.
O licenciamento da obra está a cargo da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. O Ministério Público Federal requer que o processo seja assumido pelos órgãos federais, uma vez que o Xingu é um rio federal e a obra afetará comunidades indígenas.

Sobre a organização

O Mutirão pela Cidadania é a representação legal do Movimento Xingu Vivo para Sempre, organização que atua na defesa e organização das populações – mulheres, moradores urbanos, ribeirinhos, pescadores, moradores das ilhas, indígenas e outros – vitimados pela construção da hidrelétrica de Belo Monte e ameaçados pelo projeto de mineração Belo Sun, na Volta Grande do Xingu, rio Xingu, Pará.

A organização já havia sido apoiada pelo Fundo Brasil em 2013, por meio do projeto “Defesa dos direitos dos povos do rio Xingu, violentados pela construção das barragens de Belo Monte”. 

Parcerias

Rede Panamazônica.

Articulação 4 rios.

Faor (Fórum da Amazônia Oriental).

Linha de Apoio

Edital Anual

Ano

2016

Valor doado

R$ 40 mil

Duração

12 meses

Temática principal

Direitos socioambientais no âmbito dos megaprojetos

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais