Projetos

Movimento de Mulheres Negras de Sorocaba – SP

Enfrentamento da Violência Doméstica e os aspectos jurídicos da Lei Maria da Penha como instrumento de defesa, garantia e valorização da vida

São Paulo

Objetivos e público alvo

Capacitar mulheres de Sorocaba e da região metropolitana da cidade para o conhecimento das formas jurídicas de proteção e defesa da mulher com ênfase na Lei Maria da Penha, tendo por objetivo torná-las multiplicadoras do aparato jurídico de proteção e defesa dos direitos.

Atividades principais

  • Oficinas temáticas.
  • Rodas de conversa.
  • Palestra.
  • Seminário.

Contexto

No Brasil, de acordo com pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo, uma em cada cinco brasileiras declara espontaneamente ter sofrido algum tipo de violência por parte de algum homem. Na maioria dos casos, os autores das agressões são namorados, maridos ou companheiros que desrespeitam e violam os direitos humanos de suas namoradas, esposas ou companheiras. A violência doméstica é uma manifestação inegável do panorama de desigualdades e de excesso de poder dos homens no país.

Sobre a organização

O Momunes – Movimento de Mulheres Negras de Sorocaba é uma organização da sociedade civil que tem por finalidade promover a assistência social, os direitos humanos e a democratização dos valores básicos e da equidade, buscando a redução de todas as formas de violência e discriminações, contribuindo para a inclusão da diversidade da cultura afro. Nasceu da iniciativa individual da ativista social Mazé Lima, ao perceber a lacuna existente em Sorocaba de uma organização voltada ao empoderamento feminino e que contemplasse o recorte afro. Começou em maio de 1997 com um coral que entoava músicas da cultura africana e em dialeto africano, composto majoritariamente por mulheres negras. Tornou-se de utilidade pública em 1999, se formalizando como organização da sociedade civil, de enfrentamento e combate ao racismo e discriminações raciais, de gênero, sociais e quaisquer outro tipo de segmentação, sempre por meio do empoderamento feminino.

Parcerias

Centro de Referência da Mulher.

Defensoria Pública.

Caps 3 / AD 1 - Tratamento / Acompanhamento.

Caps Alegria de Viver 1 - Tratamento / Acompanhamento.

Creas/Sorocaba 6.

Linha de Apoio

Edital Anual

Ano

2017

Valor doado

37.500,00

Duração

12 meses

Temática principal

Enfrentamento ao racismo

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais