Projetos

Liga dos Direitos Humanos

Projeto Itinerante de Capacitação para Defensoras e Defensores dos Direitos Humanos no Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul

Objetivos e público alvo

O projeto visou à formação e à qualificação de defensores da sociedade civil como multiplicadores de ações promotoras de direitos humanos e preventivas no que se refere a violações de direitos, tanto no plano interno como no sistema de proteção no sistema internacional. As ações propostas seriam desenvolvidas em 14 municípios representativos das microrregiões e mesorregiões que compõem o Estado do Rio Grande do Sul.

Atividades principais

  • Aula aberta
  • Oficina
  • Cinedebate
  • Produzir um documentário a partir das vivências dos ministrantes com as comunidades visitadas com um recorte sobre a atual situação vivenciada no Estado do Rio Grande do Sul no que se refere ao combate à discriminação e à violência institucional

Contexto

Apesar do alto nível de desenvolvimento econômico, o Estado do Rio Grande do Sul apresentava elevados índices de criminalidade, violência social e institucional. As ações propostas pretendiam informar, propor alternativas, gerar debates e reflexões críticas sobre o acesso à justiça, à garantia e à efetivação dos direitos fundamentais sociais e no combate às múltiplas formas de discriminação.

Sobre a organização

A Liga dos Direitos Humanos é um projeto criado por estudantes e professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para desenvolver ações interdisciplinares e transdisciplinares para promoção e difusão dos direitos humanos. O grupo se propõe a apoiar projetos de organizações que atuam na área, articular iniciativas preventivas, assessorar a comunidade acadêmica interessada no aperfeiçoamento de estudos, conquistar e solidificar parcerias, difundir notícias, informações e conhecimentos, entre outras ações.

Parcerias

Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos do Rio Grande do Sul
Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do RS
Dist – Democracia, Inclusão Social e Trabalho
Instituto Recriar
Movimento de Justiça e Direitos Humanos
Movimento Nacional de Educação em Direitos Humanos
Procuradoria Regional da República da 4ª Região/Ministério Público Federal

Resultados

Além das visitas de formação aos 14 municípios inicialmente previstos, a equipe itinerante ampliou o número de cidades visitadas, de acordo com manifestações de interesse. Foram feitas várias publicações: artigos, divulgados nos sites www.ufrgs.br/faced/direitoshumanos e
www.ufrgs.br/faced/projetoitinerante; um guia de contatos em direitos humanos, distribuído nas visitas; o jornal Itinerantes, com tiragem inicial de 10 mil exemplares e previsão de ter continuidade; um vídeo para ser apresentado em todas as visitas. Os resultados não esperados incluíram convites para palestras e convite para organizar o seminário de abertura da Semana de Direitos Humanos de Porto Alegre.

Linha de Apoio

Edital Anual

Ano

2008

Valor doado

R$ 25 mil

Duração

12 meses

Temática principal

Direito à livre expressão, organização e manifestação

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais