Projetos

Instituto Trabalho Vivo

Projeto Enraizar: Integração Regional contra o Trabalho Escravo

Maranhão

Objetivos e público alvo

Fortalecer uma rede de agentes sociais comprometidos com a prevenção e o combate ao trabalho escravo em sete microrregiões no estado do Maranhão.

Atividades principais

  • Intercâmbio social com o Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia.
  • Oficinas de capacitação de agentes sociais nos sete núcleos do FOREM.
  • Reuniões gerais.
  • Visitas da coordenação aos núcleos.

Contexto

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), pelo menos 40% dos trabalhadores encontrados em situação de escravidão ou análoga no Brasil saem do Maranhão. O Estado consta como um dos que mais escraviza também no levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego. Essa realidade tem dois aspectos principais. O primeiro é a vulnerabilidade desses trabalhadores ao aliciamento para o trabalho escravo; o segundo a fragilidade das organizações locais para combater as práticas de superexploração da mão-de-obra. O projeto propôs atuar mais especificamente no segundo aspecto, na perspectiva de fortalecer uma rede integrada de agentes sociais para o combate ao trabalho escravo nas principais regiões de aliciamento e incidência no estado do Maranhão.

Sobre a organização

O Instituto Trabalho Vivo foi criado em 2006 em São Luís, Maranhão, como uma extensão e ampliação das atividades do Fórum de Erradicação do Trabalho Escravo no Maranhão (FOREM). Tem como objetivo denunciar e exigir dos órgãos públicos o cumprimento dos direitos fundamentais nas relações de trabalho, combater o trabalho escravo, o trabalho infantil e as discriminações contra afrodescendentes, jovens, mulheres, trabalhadores rurais, trabalhadores domésticos, indígenas, pessoas com deficiência e demais vítimas de violações dos direitos humanos no mundo do trabalho.

Também desenvolve e apoia projetos no âmbito da economia solidária e do desenvolvimento sustentável, atuando com os movimentos sociais e organizações populares na articulação e no fortalecimento de empreendimentos coletivos e solidários, visando a qualificação técnica e social, o crédito solidário e a inserção digna das pessoas no mundo do trabalho.

Parcerias

Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia.

FOREM.

Resultados

Foram realizados seminário de rearticulação da organização e oficinas de capacitação. Também ocorreu um intercâmbio entre representantes das microrregiões e foram realizadas visitas e uma reunião geral com representantes dos núcleos regionais. Foi possível incentivar e ajudar organizações de base a se mobilizar.

Linha de Apoio

Edital Anual

Ano

2007

Valor doado

R$ 22.500,00

Duração

6 meses

Temática principal

Enfrentamento ao tráfico de pessoas e ao trabalho escravo

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais