Projetos

Instituto do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Quixeramobim – IPHANAQ

Fábrica Viva – Cultura e experiência social dos trabalhadores

Ceará

Objetivos e público alvo

Combater a superexploração do trabalho a que estavam submetidos homens e mulheres em condição de subemprego na unidade da Aniger, fábrica de calçados gaúcha, produtora da Nike no Brasil, instalada em Quixeramobim; além de lutar contra a violência institucional por parte da prefeitura local.

Atividades principais

  • Captação de imagens para exposição de fotografias e vídeo final nas comunidades
  • Encaminhar demandas jurídicas coletivas
  • Exibição aberta de filmes com temáticas relacionadas à experiência dos trabalhadores

Contexto

A Fábrica de calçados Aniger manteria trabalhadores em condições de super exploração de trabalho em Quixeramobim, em jornadas de mais de oito horas diárias e com intervalos para refeições e descansos mínimos, o que resultaria em estresse dos operários e um contexto rotineiro de acidentes de trabalho, com mortes já registradas e ocultadas pela direção da empresa e prefeitura municipal. Os trabalhadores não seriam registrados em carteira – a empresa adotaria o sistema de falsas cooperativas que, além de dificultar ao máximo a organização sindical, faz com que os salários sejam pagos por meta de produtividade.

Sobre a organização

A organização não governamental (ONG) trabalha a cultura sob a perspectiva da formação e da produção de registros – cds, livros, vídeos, exposições. Para além do entretenimento, a concepção e atuação se dão no campo da cultura na esfera do cotidiano, na teia de sociabilidade onde estão inseridos os sujeitos sociais. O instituto realizou o Cineclube Iphanaq, apresentando filmes nas comunidades, seguidos de debates sobre as realidades nos locais de exibição, tanto na sede como nos distritos de Quixeramobim.

Parcerias

José Meneleu Neto, professor e doutor em Sociologia do Trabalho pela Universidade Federal do Ceará
Paróquia de Santo Antonio
Rádios FM Canudos e AM Campo Maior
Sesc Ler

Resultados

O principal resultado do projeto foi engajar a sociedade local em um debate mais amplo sobre trabalho, depois das exibições de filmes e conversas que culminaram no Seminário Cultura e Trabalho, com exibição de fotos e do vídeo final do projeto. Também foi prestada assessoria jurídica coletiva aos trabalhadores.

Linha de Apoio

Edital Anual

Ano

2009

Valor doado

R$ 19.000,00

Duração

12 meses

Temática principal

Enfrentamento ao tráfico de pessoas e ao trabalho escravo

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais