Projetos

Instituto Babaty Xavante de Iro’Órãpe – Ibaxi

Xavantes: Identidade e resistência para enfrentar situações de risco

Mato Grosso

Objetivos e público alvo

Construir o núcleo inicial da Casa de Recuperação e Apoio para atender aos dependentes de álcool e drogas das aldeias xavantes em local adequado, com infraestrutura e conforto, apoiado por especialistas e pela comunidade. Em paralelo, a iniciativa pretendia combater as motivações da dependência química e as graves consequências do preconceito contra os indígenas xavantes.

Atividades principais

  • Palestras
  • Debates
  • Eventos culturais

Contexto

A Reserva Terra Indígena São Marcos abriga 34 aldeias xavantes, com população estimada em 3.500 habitantes. Cercada pelo agronegócio, a comunidade indígena xavante sofria preconceito por parte da população do entorno, estigmatizados como “ladrões” e “preguiçosos”. Ao mesmo tempo, as terras da reserva despertam cobiça.

Tal carga de preconceitos desestruturava o processo de construção da identidade indígenas, fomentava reações antissociais e o uso de bebidas alcoólicas e drogas, de fácil acesso principalmente para os jovens indígenas que vão para cidades como Campinópolis e Barra do Garças. Os efeitos da dependência química realimentavam o preconceito e desencadeavam consequências como violência familiar, especialmente contra a mulher indígena, conflitos, agressões, crimes com arma branca, uso de armas de fogo, ameaças e outros, entre os indígenas e entre eles e os não-índios. A situação também estava relacionada a casos de suicídio, que apareceram entre os xavantes.

Sobre a organização

O Ibaxi é uma associação que tem por missão promover melhoria da qualidade de vida, etnodesenvolvimento e cidadania das aldeias xavantes do Terra Indígena São Marcos, bem como defender os direitos humanos de suas populações. Busca ações em educação, saúde, cultura, prevenção ao alcoolismo, segurança alimentar e desenvolvimento sustentável.

A casa de recuperação para jovens xavantes dependentes de álcool e drogas foi efetivamente cosntruída, com apoio da comunidade, e o Instituto fez os primeiros contatos em busca de parcerias para as atividades de recuperação propostas.

Resultados

A casa de recuperação para jovens xavantes dependentes de álcool e drogas foi efetivamente construída, com apoio da comunidade, e o Instituto fez os primeiros contatos em busca de parcerias para as atividades de recuperação propostas.

Linha de Apoio

Edital Anual

Ano

2010

Valor doado

R$ 24.472,63

Duração

12 meses

Temática principal

Direitos das populações quilombolas e tradicionais

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais