Projetos

Grupo Piauiense de Transexuais e travestis – GPTrans

Trans Forma Ação

Piauí

Objetivos e público alvo

A iniciativa é uma continuidade do projeto “A gente transforma”, apoiado pelo Fundo Brasil por meio do Edital Anual 2012. A proposta busca a garantia dos direitos de travestis e transexuais, especialmente no que diz respeito à identidade de gênero, promovendo ações de sensibilização junto a servidores dos mais diversos setores da administração pública.

Atividades principais

  • Produção de material educativo sobre direitos humanos e identidade de gênero;
  • Realização de oficinas para sensibilização de gestores públicos e outros servidores, a serem realizadas dentro de setores da Educação, Saúde, Assistência social, Segurança Pública e Justiça que atuam no estado do Piauí;
  • Realização de oficinas para travestis e transexuais abordando noções de direitos humanos, identidade de gênero e inclusão social;
  • Visitas a órgãos de educação, saúde, assistência social e segurança pública com vistas a firmar parcerias e fortalecer os conhecimentos de direitos ou qualquer tipo de assistência voltadas para população trans do Piauí.

Contexto

No estado do Piauí o maior problema enfrentado pelas travestis e transexuais quando precisam recorrer a órgãos públicos é o desrespeito de alguns gestores e servidores no que se refere à identidade de gênero, sendo muitas vezes chamadas pelo seu nome civil. Esse tipo de violência não só representa um desrespeito à construção de gênero de travestis e transexuais, como trazem também abalos psicológicos a essas pessoas. No que diz respeito às ações de socialização, o GPTrans ressalta a importância de especificar as questões vigentes como o uso de banheiros por pessoas travestis e transexuais, a aceitação do nome social conforme a lei de 5.916/2009, bem como o respeito à identidade de gênero das mesmas.

Sobre a organização

O GPTRANS é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja missão principal é mobilizar travestis e transexuais do Piauí para defesa de direitos humanos, com destaque para as questões de respeito a identidade de gênero. A organização já foi apoiada pelo Fundo Brasil em 2012.

Parcerias

O GPTrans integra o Fórum de ONG’sTrans do Piauí (APTTRA), Fórum LGBT do Piauí, Grupo de Trabalho da Secretaria Estadual de Saúde , Articulação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) e Fórum ONG/AIDS/PI . Edital: Edital Anual 2014

Resultados

O grupo conseguiu abranger diversos setores sociais para levar a proposta para a sociedade em geral. As travestis e transexuais tiveram papel fundamental no processo de desconstrução do preconceito. Oficinas foram realizadas em várias regiões do Piauí. Também foram feitas visitas institucionais.

Linha de Apoio

Edital Anual

Ano

2014

Valor doado

R$ 25.936,00

Duração

12 meses

Temática principal

Direito à livre orientação sexual e identidade de gênero

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais