Projetos

Grupo de mulheres prostitutas do Estado do Pará – Gempac

Zona de direitos

Pará

Objetivos e público alvo

O projeto propôs contribuir na busca de melhores relações entre gêneros e melhor qualidade de vida às mulheres em situação de prostituição no Pará por meio da difusão de conhecimentos e disseminação de apoios de diversos setores da sociedade. Por meio de mobilização, conscientização, articulação informativa e formativa e ações política e social para o enfrentamento às violações dos direitos de mulheres, buscou-se combater crimes como cárcere privado, tortura física, exploração do trabalho e outras formas visíveis de violências.

Atividades principais

  • Trabalhar informações sobre a trajetória das mulheres na história e possibilitar que venham à tona os conflitos existentes na relação homem-mulher e as implicações desses fatores na construção da sociedade
  • Mobilizar e conscientizar mulheres

Contexto

De 1994 a 2010, em parceria com o governo federal, a Unesco e outros, o grupo teve atuação em âmbito estadual, tornando-se referência na região amazônica. O grupo é membro e fundador da Rede Brasileira de Prostitutas (RBP) e articula-se internacionalmente como membro Global Network of Sex Work Projects (NSWP).

Sobre a organização

O grupo tem como missão fomentar a auto-organização das prostitutas, com uma proposta de empoderamento para a superação de preconceitos que impedem o exercício da cidadania, por meio de três linhas de atuação: organização e saúde preventiva; combate à exploração; e geração de renda. Dentre as atividades desenvolvidas estão ações voltadas à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, hepatites virais e Aids; à auto-organização da classe; à defesa dos direitos sexuais e dos direitos humanos; e ao enfrentamento à exploração infantojuvenil.

Parcerias

Governo federal
Unesco
Rede Brasileira de Prostitutas (RBP)
Global Network of Sex Work Projects (NSWP)

Resultados

A organização fez um detalhado levantamento de dados pré-existentes sobre violência e discriminação das prostitutas, e a partir dele organizou material para subsidiar ações do grupo; preparou plano de comunicação e campanha para resgate do respeito aos direitos humanos das prostitutas; distribuiu material de divulgação; e realizou um ato político.

Linha de Apoio

Edital Anual

Ano

2011

Valor doado

R$ 25 mil

Duração

9 meses

Temática principal

Direitos das mulheres

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais