Projetos

Grupo de Mulheres Felipa de Sousa

Lesbianidade e Cidadania: Uma questão de direitos

Bahia

Objetivos e público alvo

Oferecer formação política para lésbicas em Salvador e Região Metropolitana, para que se tornassem novas lideranças lésbicas e atuassem em defesa das demandas da população LGBT, com enfrentamento às discriminações cotidianas e à violência institucional, era a proposta do grupo. Até 580 mulheres lésbicas seriam beneficiadas, de diferentes perfis: jovens, adultas, idosas, de baixa renda, afrodescendentes, moradoras de periferia e comunidades empobrecidas, e de risco social. Indiretamente, 1.740 pessoas poderiam ser impactadas pelas informações difundidas pelas participantes.

Atividades principais

  • Oficinas culturais, de leitura e de formação política
  • Visitas a equipamentos onde se faz o atendimento a mulheres em situação de violência
  • Reuniões com gestores públicos
  • Exibição de filme
  • Seminário
  • Avaliação

Contexto

Não existem dados oficiais relacionados a essa camada da sociedade. O fundamentalismo religioso e a intolerância de determinados setores governamentais, aliados ao desconhecimento das especificidades da comunidade LGBT, impedem a construção de políticas públicas adequadas às mulheres lésbicas.

Sobre a organização

O grupo Felipa de Sousa tem como missão conscientizar a sociedade sobre os direitos das mulheres, combater o machismo e as discriminações – por orientação sexual, gênero, geração, classe social, deficiência, credo. Faz isso por meio de palestras para grupos de lésbicas e de mulheres em geral, em times de futebol feminino, áreas de prostituição, terreiros de Candomblé, bares, boates, escolas e universidades; a maior atuação é no Rio de Janeiro e Grande Rio, em Salvador e Região Metropolitana.

Parcerias

Articulação de Mulheres Negras Brasileiras (AMB)
Articulação de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB)
Candaces BR – Coletivo de Nacional de Lésbicas Negras
Rede Popular de Ensino para Mulheres da América Latina e Caribe (Repem)
Rede Feminista de Saúde

Resultados

Além da realização das oficinas previstas, palestras e capacitações, e da exibição de vídeo nas atividades do março lésbico nos municípios de Lauro de Freitas e Simões Filho, o projeto permitiu a criação da Liga Nós entre Nós LGBT, espaço que reúne lésbicas inseridas ou não em grupos.

Linha de Apoio

Edital Anual

Ano

2011

Valor doado

R$ 25 mil

Duração

12 meses

Temática principal

Direito à livre orientação sexual e identidade de gênero

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais