Projetos

Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Refugiados – CEDHUR

REFUGIADOS E CIDADANIA

Minas Gerais

Objetivos e público alvo

Promover e realizar entre refugiados, imigrantes e o poder público ações no sentido de garantir o respeito e a observância dos direitos humanos, bem como garantir a vocalização das demandas pelos próprios refugiados e imigrantes.

Atividades principais

  • Mapeamento de entidades que atuam junto a refugiados e imigrantes e contra o racismo
  • Oficinas de formação em direitos humanos em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro
  • Participação em conferências estaduais
  • Atendimento, orientação e encaminhamento de casos
  • Consultas e conversas com a sociedade civil

Contexto

O projeto foi idealizado e concebido por um grupo de refugiados de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, em oficinas de formação para a cidadania organizadas pelo CEDHUR, como conseqüência da abordagem das causas do insucesso dos refugiados na busca por emprego e nas dificuldades enfrentadas na articulação junto ao poder público. Refugiados e imigrantes ainda são vistos e tratados com preconceito em razão de vários fatores, entre eles, seu status  social e jurídico, particularidades culturais e comportamentais. Soma-se a isso a conduta racista adotada contra refugiados e imigrantes africanos.

Sobre a organização

Defende os direitos e os interesses dos refugiados acolhidos pelo Brasil e dos imigrantes, garantindo a sua integração na sociedade local e a busca por seus direitos de cidadania. Atua em ações de advocacy, organização e mobilização, atendimento, orientação e encaminhamento jurídico, social e psicológico, e desenvolvimento de ações culturais.

Parcerias

Agência de Cooperação e Desenvolvimento Social
Fundação Luterana de Desenvolvimento
Empreendedores Sociais

Resultados

As oficinas preparatórias para participação nas Conferências Estaduais de Direitos Humanos realizadas no três Estados reuniram um total de 190 refugiados e imigrantes para debates sobre políticas públicas e combate ao racismo. O centro participou ainda da 2º Conferência Nacional de Promoção de Políticas de Igualdade Racial.

Linha de Apoio

Edital Anual

Ano

2008

Valor doado

R$ 24.976,00

Duração

12 meses

Temática principal

Enfrentamento ao tráfico de pessoas e ao trabalho escravo

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais