Projetos

Casa Palmares

Futuro Além das Grades: com respeito e inclusão social

Minas Gerais

Objetivos e público alvo

O projeto propôs organizar famílias de presidiários e ex-presidiários, bem como os próprios detentos e detentas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, para reivindicar ao Estado o respeito às garantias fundamentais fixadas pela Constituição Federal. Foram objetivos concretos a criação de uma associação de familiares e a realização de um curso de direitos humanos.

Atividades principais

  • Formação em direitos humanos
  • Ações de melhora de autoestima
  • Criação da associação de familiares de detentos e ex-detentos
  • Sensibilização para criar uma rede de apoiadores

Contexto

Organizações que defendem direitos humanos da população carcerária geralmente não são compostas pelos próprios indivíduos que vivem esta realidade. Apesar da boa intenção, falta conhecimento das reais necessidades. A proposta é que a ação parta dos setores organizados da periferia para enfrentar questões como desemprego e exclusão social que muitas vezes levam jovens de periferia a cometerem delitos como tráfico de drogas e ataques ao patrimônio. São esses jovens, em geral negros e empobrecidos, que vão parar em um sistema prisional que não reabilita e comete recorrentes violações de direitos.

Sobre a organização

Promove a cooperação entre comunidades e entidades populares da região metropolitana de Belo Horizonte. Estabelece programas de formação política, educação popular e direitos humanos para comunidades de periferia e ocupações urbanas via organização de núcleos e assembleias, orientação jurídica e apoio a rádio comunitária.

Parcerias

Movimento de Luta por Moradia
Diocese de Belo Horizonte

Resultados

A Associação de Amigos e Familiares de Pessoas em Privação de Liberdade foi criada em março de 2008, com 138 filiados. Foram organizados oito núcleos de familiares em unidades prisionais da região metropolitana de Belo Horizonte. A Casa Palmares conseguiu o direito das presidiárias realizarem vestibular e conseguiu bolsas de estudos.

Linha de Apoio

Edital Anual

Ano

2007

Valor doado

R$ 23.073,80

Duração

3 meses

Temática principal

Garantia do Estado de Direito e Justiça Criminal

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais