Projetos

Bamidelê – Organização de Mulheres na Paraíba

Potencializando o protagonismo da juventude negra no combate ao racismo institucional

Paraíba

Objetivos e público alvo

Contribuir com a organização política da juventude negra, colaborando com o fortalecimento de suas ações para enfrentar o racismo institucional e diminuir a vulnerabilidade desta população ao extermínio/genocídio e a todas as formas de violação de direitos.

Atividades principais

  • Oficinas de sensibilização e equiparação de informações e conteúdos.
  • Plenária estadual de juventude negra – preparatória para o Enjune (Encontro Nacional de Juventude Negra).
  • Plenária juventude negra rumo à Marcha das Mulheres Negras contra o Racismo e a Violência e pelo Bem Viver.
  • Diálogos Negros – formação, fortalecimento de laços e mobilização.
  • Blitz étnicas para trabalhar conteúdos positivos sobre a população negra.
  • Campanha Pretitude – atitude preta contra o genocídio nas redes sociais e rádios comunitárias.
  • Encontro Estadual de Juventude Negra: Atitude Preta contra o Racismo que nos Mata.

Contexto

Dados dos últimos dez anos apontam que é crescente o número de mortes juvenis (entre 15 e 29 anos) no Brasil. Segundo o Mapa da Violência 2014, os jovens que morreram de causas externas (homicídios, suicídios e acidentes) representam 71,1% do total de mortes, enquanto para a população não jovem esse índice foi de 8,8%. Para a juventude negra, os dados são ainda mais assustadores. Entre 2002 e 2011, o número de jovens negros no total de assassinados no país cresceu de 63% para 76,9%. No mesmo período, a vitimização dos jovens negros subiu de 79,9% para 168,6%. Ser jovem e negro no Brasil significa correr 2,5 vezes mais o risco de morte em comparação com um jovem branco.

A Paraíba aparece no ranking dos estados com maior número de homicídios de jovens negros – ocupa o primeiro lugar em risco, com 13,4 chances a mais que um jovem branco.

Santa Rita, cidade localizada na Grande João Pessoa, é considerada a mais violenta do país para jovens negros. Na região metropolitana a taxa de assassinatos de jovens negros é de 384,1 para cada 100 mil habitantes.

Esses números alarmantes são o resultado de uma série de outras violências sofridas por esse segmento, com um poder público incapaz de oferecer acesso igualitário a todos e todas.

Os dados confirmam o que o movimento negro denuncia há décadas: o problema da desigualdade social no Brasil não diz respeito apenas a questões socioeconômicas, mas passa também por dimensões socioculturais, étnicas e raciais.

Sobre a organização

A Bamidelê foi fundada em 2001 e tem como missão contribuir para a eliminação do racismo e do sexismo, busca da igualdade racial e de direitos entre homens e mulheres, visando a uma sociedade democrática com justiça social. Realiza ações de combate aos mecanismos de produção e reprodução do racismo e das discriminações raciais, sexuais e de gênero, promovendo o controle social das políticas públicas e campanhas de advocacy.

Parcerias

- Articulação Nacional de Organizações de Mulheres Negras (AMNB).

- Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB).

- Rede de Mulheres Negras do Nordeste.

- Rede de Mulheres em Articulação da Paraíba.

- Movimento Negro Organizado da Paraíba.

- Fórum de Juventude Negra.

Resultados

Foram realizadas oficinas de sensibilização e equiparação de saberes nos municípios de Guarabira, Sapé, João Pessoa, Campina Grande e Gurinhém. As oficinas foram precedidas de reuniões de planejamento. O conjunto dessas atividades foi chamado de “Ciclo de Oficinas Pretitude” e teve metodologia baseada na educação popular. O objetivo foi apresentar temas que levassem à reflexão crítica sobre os principais problemas enfrentados pela juventude negra, principalmente nas periferias das cidades, e também contribuir na formação das identidades, assim como no empoderamento das/os participantes para incidência política. O II Encontro Estadual de Juventude Negra – 2º ENJUNE Paraíba foi realizado em outubro, com o objetivo de ampliar o diálogo sobre a realidade da juventude negra no Estado e no país. O encontro também foi precedido de encontros para o planejamento.

Linha de Apoio

Edital Anual

Ano

2015

Valor doado

R$ 40 mil

Duração

Dez meses

Temática principal

Enfrentamento ao racismo

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais