Projetos

Associação Yamurikuma das Mulheres Xinguanas

Kujâmerera jemojê´engap wa´angawa rehe

Mato Grosso

Objetivos e público alvo

Fortalecer a atuação das mulheres xinguanas na defesa de seus direitos, promovendo um trabalho educativo de formação e informação para as mulheres e quebrando o tabu sobre o tema da violência virtual.

Atividades principais

  • Rodas de conversa no Parque Indígena do Xingu sobre crimes contra a honra na internet e Lei Maria da Penha.
  • Produção de material informativo.
  • Produção de um vídeo em língua indígena para facilitar o acesso das mulheres e disseminar o conteúdo.

Contexto

Em 2016 foi realizada uma grande roda de conversa com as mulheres do Xingu, na aldeia Capivara, com a presença de mais de 200 mulheres de várias etnias, além de indígenas de outras regiões do Mato Grosso, Pará e Mato Grosso do Sul. Uma das mesas abordou o tema da violência virtual sofrida pelas mulheres devido à exposição de fotos nuas na internet e em redes sociais. Esse tipo de violência não é vista como explícita pelas comunidades, mas apenas como uma “brincadeira de mal gosto”. O tema continuou sendo trabalhado pela organização, que quer mudar esse cenário de violência.

Sobre a organização

A YAMURIKUMÃi foi criada em 2009 para ser uma organização indígena referência para as mulheres xinguanas, uma vez que não existia representatividade feminina nas instâncias políticas e de controle social. Tem como principais objetivos: empoderar as mulheres por meio da informação, cursos de formação e apoio a iniciativas comunitárias. Também procura fortalecer o protagonismo das mulheres indígenas na luta por seus direitos, pela preservação da cultura e do meio ambiente, por saúde e educação de qualidade e terra para sobrevivência dos povos.

Parcerias

Federação dos Povos Indígenas do Mato Grosso.

Rede de articulação de mulheres e instituições feministas apoiadas pelo Fundo ELAS.

Linha de Apoio

Edital Anual

Ano

2017

Valor doado

R$ 39.600,00

Duração

oito meses

Temática principal

Direitos das mulheres

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais