Projetos

Associação Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú

Nem com uma flor - Mulheres Organizadas pelo Fim da Violência de Gênero

Pernambuco

Objetivos e público alvo

Fortalecer as mulheres a construir estratégias que possibilitem o enfrentamento às diversas formas de violência vivenciadas no cotidiano, sobretudo as violências de gênero e institucional.

Atividades principais

Seminário para apresentação do projeto e identificação das lideranças a serem capacitadas.

Capacitações com lideranças.

Oficinas de multiplicação dos conhecimentos adquiridos na capacitação pelas lideranças em seus grupos de base.

Boletins informativos da Rede de Mulheres produtoras do Pajeú “As Fuxiqueiras” sobre as ações do projeto e as ações institucionais da Rede.

Aplicação de 15 questionários de identificação dos organismos de apoio e proteção às mulheres vitimas de violência pelas lideranças capacitadas.

Seminário de avaliação do projeto com as beneficiárias diretas.

Contexto

A questão social em que o projeto atua refere-se às dificuldades das mulheres no tocante às desigualdades de gênero nos espaços privado de sua vida doméstica, assim como nos espaços públicos, considerados aqui como sendo o mundo do trabalho. Vale salientar que as mulheres se apresentam como um segmento vulnerável das relações de desigualdades de gênero marcadas pela forte presença da cultura patriarcal, condicionando o papel da mulher ao de dona de casa, invisibilizando o contexto social e político dos seus direitos como cidadã e mulher. A violência contra mulher nos espaços privados e públicos tem  influência na saúde física, emocional e psicológica das mesmas. É também um indicador que se mantêm como fruto da cultura machista patriarcal ainda bastante enraizada na cultura sertaneja. Todo esse contexto de desigualdades, de exclusão das mulheres nos processos de desenvolvimento político e econômico coloca as mesmas no patamar de dependentes, o que alimenta as relações hierarquizadas, contribuindo para uma condição de submissão, opressão e pobreza. Embora as mulheres já tenham alcançado certo grau de autonomia, a superação da violência ainda  é um desafio.

Sobre a organização

A Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú realiza várias ações no campo da mobilização das mulheres, tais como ações políticas e de ocupação de espaços na construção da democracia participativa das mulheres por meio de diversos espaços: conselhos municipais de saúde, educação e desenvolvimento sustentável; implantação de quintais produtivos agroecológicos em comunidades rurais para segurança alimentar e para comercialização do excedente; promoção de intercâmbios e troca de experiências para construção de conhecimentos nas áreas políticas, produtiva e ambiental para as mulheres; formação política para as mulheres no exercício da participação democrática e cidadã das mulheres, bem como a luta por seus direitos e combate às desigualdades de gênero.

Parcerias

ANA – Articulação Nacional de Agroecologia (GT de Mulheres).

CDS/PE – Conselho de Desenvolvimento Sustentável (Pernambuco).

Comitê Território da Cidadania do Alto Sertão do Pajeú.

Comissão Permanente de Mulheres Rurais de Pernambuco.

Fórum de Mulheres do Território do Pajeú.

Fórum de Mulheres de Pernambuco.

Fórum Estadual de Economia Solidária.

Comitê de Organização Produtiva do governo federal.

Resultados

Foi elaborado e divulgado o boletim “As fuxiqueiras”, com abordagem sobre as formações de lideranças possibilitadas pelo projeto; ações de articulação e mobilização; atividades de capacitação de mulheres líderes; oficinas; e seminários.

Linha de Apoio

Edital Anual

Ano

2016

Valor doado

R$ 40 mil

Duração

12 meses

Temática principal

Direitos das mulheres

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais