Projetos

Associação desportiva e cultural de capoeira Mestre Bimba

Religiões de matriz africana, um patrimônio a ser preservado e protegido

Goiás

Objetivos e público alvo

Preservar e proteger os terreiros de religiões de matriz africana da região metropolitana de Goiânia com foco em Goiânia e Aparecida de Goiânia.

Atividades principais

Seminário aberto a todas as casas de terreiro do estado de Goiás com objetivo de informar os sarcedotes dos templos sobre os direitos tributários e territoriais garantidos pela legislação brasileira às instituições religiosas e sobre como buscar a garantia desses direitos.

Oferecer assessoria jurídica gratuita às casas de terreiro que buscam a regularização.

Promover reunião mensal de articulação do Fórum de religiões de matriz africana do estado de Goiás.

Saída do bloco de carnaval do Fórum de religiões de matriz africana em 2017 com o objetivo de aproximar os goianienses das manifestações culturais do povo negro, ressaltando a memória negra e promovendo a musicalidade negra de raiz.

Caminhada do afoxé Oju Ode realizada em Goiânia com o objetivo de reunir as casas de axé em um ato público de promoção de respeito a cultura afro-brasileira.

Caminhada no 21 de janeiro nas ruas de Goiânia como forma de aproximar a população das casas de terreiro para a desconstrução de preconceitos que alimentam criminosos de intolerância religiosas.

Contexto

Casas de terreiro de matriz africana na região metropolitana de Goiânia enfrentam dificuldades, com o poder público, para tipificar os crimes de intolerância religiosa e racismo institucional, gerando uma subnotificação dos casos no estado. Lidam também com a ineficiência na coerção e prevenção de incêndios criminosos, depredações e agressões contra terreiros e membros dessas religiões; desamparo jurídico das casas de terreiro diante de agressões; e na reivindicação de direitos constitucionais garantidos a todas as religiões no território brasileiro; além da falta de políticas públicas voltadas para as necessidades dessas comunidades tradicionais.

Sobre a organização

A Associação desportiva e cultural de capoeira Mestre Bimba promove reunião mensal do Fórum de religiões de matriz africana para tratar dos interesses e das demandas das casas de terreiro da região metropolitana de Goiânia; trabalha na organização dos povos de matriz africana, promovendo o mapeamento dos terreiros para levantar demandas e identificar ações sociais envolvendo as comunidades internas e externas aos terreiros; informa sobre as atividades do fórum, cria espaço de formação política e de garantia de direitos para a população negra; forma agentes multiplicadores dos saberes e resultados obtidos, promove oficinas com os eixos temáticos: a cultura afro-brasileira em Goiás (capoeira, congada, afoxé, samba de roda, culinária afro-brasileira), saúde da população negra, juventude negra e racismo ambiental.

Parcerias

Casas de terreiro da região metropolitana de Goiânia.

Rede ecumênica de juventude de Goiás.

Profissionais da área da educação básica e universitária.

Grupos de capoeira.

Linha de Apoio

Edital Anual

Ano

2016

Valor doado

R$ 40 mil

Duração

12 meses

Temática principal

Enfrentamento ao racismo

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais