Projetos

Associação das Travestis e Transexuais de Mato Grosso do Sul – ATMS

Identifique-se: Organização e formação política do movimento LGBTT no Mato Grosso do Sul - Etapa II

Mato Grosso do Sul

Objetivos e público alvo

A segunda etapa do projeto Identifique-se pretendeu oferecer sustentabilidade técnica e política ao Fórum Estadual LGBT de Mato Grosso do Sul, criado na primeira fase. Garantir estrutura operacional que permitisse planejar e executar o fórum enquanto espaço político de deliberação do movimento LGBT do Estado, no sentido de dar capilaridade às ações de articulação, formação e mobilização de ativistas, foi o objetivo da proposta.

Atividades principais

  • Planejamento do Fórum Estadual
  • Reuniões de coordenação, ordinárias e descentralizadas

Contexto

O fórum pretendeu suprir a ausência de um espaço político legítimo para deliberar as demandas e construir pautas e estratégias de luta na perspectiva do movimento LGBT, em um momento de consolidação de um Conselho Estadual LGBT e da formatação do primeiro Plano Estadual de Políticas Públicas, avanços então recentes no Mato Grosso do Sul.

Sobre a organização

A missão da ATMS é defender gays, lésbicas, travestis e transexuais em situações em que  seus direitos humanos são violados em função da discriminação e violência contra sexualidades e/ou identidades de gênero. A associação atua ainda no combate à discriminação e ao preconceito em instituições e serviços públicos.

Prevenção em DST/Aids, educação para os direitos humanos e a cidadania, orientações jurídicas e encaminhamentos para outras instituições e órgãos públicos para atendimentos no contexto das políticas públicas, além do controle social dessas políticas, são as ações realizadas pela organização.

Parcerias

Associação Corumbaense de Gays, Lésbicas e Travestis
Associação de Gays, Lésbicas e Travestis de Três Lagoas
Associação Douradense de Gays, Lésbicas e Transgêneros
Coletivo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais - Bem Mulher
Valquirias de Coxim (MS)
Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH)
Instituto Brasileiro de Inovação Pró-Sociedade Saudável do Centro-Oeste/IBISS
Fórum Estadual de ONGs/Aids de MS
Articulação de Mulheres de MS

Resultados

O projeto começou efetivando a criação do Fórum Estadual LGBT de Mato Grosso do Sul, com escolha de uma diretoria, mapeamento de movimentos relacionados ao tema e primeiras articulações políticas. Das reuniões previstas, foram realizadas 18 conforme a expectativa inicial, além de participações em conferências regionais que substituíram as cinco reuniões descentralizadas inicialmente propostas. A incidência política do Fórum foi importante também para conquistar, junto ao governo do Estado, a oficialização do Conselho Estadual da Diversidade Sexual, publicada em Diário Oficial no dia 21 de setembro de 2011.

Linha de Apoio

Edital Anual

Ano

2010

Valor doado

25 mil

Duração

9 meses

Temática principal

Direito à livre orientação sexual e identidade de gênero

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais