Projetos

Articulação Internacional dos Atingidos pela Vale

Defesa dos direitos socioambientais frente à mineração no Brasil e no mundo - apoio à resistência das comunidades atingidas pela Vale

Maranhão

Objetivos e público alvo

O projeto visa fortalecer e ampliar a articulação das comunidades e organizações, em nível nacional e internacional, frente às violações de direitos humanos da empresa Vale S.A e de outras indústrias do setor da mineração. A ideia é promover o debate e a troca de experiências entre os atingidos como ferramenta de análise ampla dos impactos socioambientais que a mineração acarreta.

Atividades principais

  • Realização do Encontro Anual dos Atingidos pela Vale que deve reunir integrantes de redes, articulações, movimentos sociais e sindicatos para construir estratégias e ações comuns em relação aos impactos e violações aos direitos humanos causados pela mineração. 
  • Realização da Caravana Internacional no Brasil que objetiva identificar , por meio de depoimento de atingidos, as injustiças ambientais e o desrespeito aos direitos humanos sofridos pelas comunidades, regiões e países onde atuam as empresas.

 

Contexto

Atualmente, o setor da mineração é um dos principais motores do sistema econômico mundial. Após a crise de 2008, e em função do crescimento econômico de países ditos “emergentes”, o comércio internacional de recursos minerais cresceu significativamente, aumentado ao mesmo tempo os seus impactos negativos. Em diversos países, são recorrentes os casos de expropriação das populações nativas com a perda do território; desagregação dos laços de solidariedade das comunidades; poluição e contaminação de territórios e rios; exploração de trabalhadores; além da criminalização dos grupos que ousam enfrentar as grandes corporações.

Sobre a organização

A Articulação Internacional dos Atingidos pela Vale congrega, desde 2009, um amplo grupo de organizações, movimentos sociais e sindicais do Brasil, Argentina, Chile, Peru, Canadá, Moçambique, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento das comunidades em rede, promovendo estratégias de enfrentamento aos impactos socioambientais relacionados à indústria extrativa da mineração, sobretudo os vinculados à empresa Vale S.A.

 

Parcerias

A articulação dialoga em espaços políticos como a Rede Brasileira de Justiça Ambiental; o Comitê em Defesa dos Territórios frente à Mineração; a Plataforma DHESCA; a Rede Brasil sobre Instituições Financeiras Multilaterais.

Resultados

O V Encontro Internacional dos Atingidos pela Vale S.A. foi realizado nos dias 13, 14 e 15 de agosto de 2015, em Mariana, Minas Gerais. Foram também realizadas caravanas prévias ao encontro nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais (Caravana Sul) e Sul do Pará (Caravana Norte). O encontro contou com a presença de participantes de diferentes organizações nacionais e internacionais, o que possibilitou diversidade e intercâmbio de experiências.

Linha de Apoio

Edital Anual

Ano

2014

Valor doado

R$ 40 mil

Duração

12 meses

Temática principal

Direitos socioambientais no âmbito dos megaprojetos

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais