Projetos

Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco

Por uma escola livre da transfobia - Acorda Recife!

Pernambuco

Objetivos e público alvo

Realizar ações voltadas para a educação nas escolas municipais de Recife para conscientização contra a violência institucionalizada, responsável por altos índices de evasão escolar de travestis e transexuais.

Atividades principais

  • Intervenção em escolas municipais.
  • Diálogo junto à Secretaria Municipal de Educação.
  • Realização de oficinas.

Contexto

O Brasil é campeão mundial de violações de direitos à população LGBTs. Nesse universo, as travestis e transexuais estão em primeiro lugar como o segmento com mais direitos violados e um dos setores que mais sofrem evasão na área educacional. Em Pernambuco, especificamente em Recife, pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco mostra que 80% da população de travestis e transexuais está excluída das escolas por causa da violência institucional. Entre os problemas estão o não uso do nome social nos documentos escolares; o não uso dos banheiros conforme o gênero das pessoas trans; o bullying e o não reconhecimento das identidades de gênero.

Sobre a organização

A Amotrans-PE foi fundada em 2008 com a missão de combater o preconceito, a discriminação e todos os crimes de ódio por meio de ações que visam a diminuição de riscos, a conquista de visibilidade e de direitos. É formada por transexuais e travestis e tem como uma das principais bandeiras o enfretamento à violência institucional nas escolas, o que leva á evasão de muitas pessoas trans.

O grupo já foi apoiado pelo Fundo Brasil em 2015.

Parcerias

Associação Nacional de Travestis e Transexuais.

Fórum LGBT de Pernanbuco.

Articulação Aids de Pernambuco.

Linha de Apoio

Edital Anual

Ano

2017

Valor doado

38.200,00

Duração

12 meses

Temática principal

Direito à livre orientação sexual e identidade de gênero

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais