Notícias

Fundo Brasil realiza XII Encontro de Projetos

Debates e oficinas vão promover reflexão sobre o atual cenário político brasileiro

29 novembro 2018

- por Fundo Brasil de Direitos Humanos -

Momento do Encontro de Projetos realizado no final de 2017 (Foto: Ernesto Rodrigues)

Fundo Brasil realiza entre os dias 5 e 7 de dezembro, em São Paulo, o XII Encontro Anual de Projetos, com discussões e atividades diversas que permitirão a reflexão sobre o atual cenário brasileiro e as consequências para defensoras e defensores de direitos humanos.

O Encontro Anual reunirá mais de 60 representantes de grupos, organizações e coletivos apoiados e terá como foco os seguintes temas: proteção, segurança e autocuidado das defensoras e defensores de direitos humanos no atual contexto político.

Será realizado um debate sobre a “Análise de conjuntura, desafios e possibilidades para os defensores de direitos humanos”; e oficinas sobre proteção e autocuidado para defensoras e defensores de direitos humanos; comunicação no atual contexto de produção e difusão da informação; defensores na linha de frente – a proteção nos contextos rural e urbano; e segurança digital.

O evento “Diálogos Musicais em Direitos Humanos”, às 20h do dia 5, também faz parte da programação. Na ocasião, a cantora Juçara Marçal fará um show com participações da pianista Thais Nicodemo e da cantora Yzalú. Clique aqui para obter mais informações sobre o evento, que será realizado no Sesc Belenzinho e marcará o lançamento dos editais 2019 do Fundo Brasil.

Para o Fundo Brasil, as atividades são uma oportunidade de interagir pessoalmente com os representantes de organizações de defesa dos direitos humanos apoiadas em todo o país, discutir e aprimorar estratégias institucionais por meio do diálogo e da troca de experiências. O Fundo Brasil acredita que esse de tipo de encontro é fundamental para a troca de experiências entre os grupos apoiados em todas as regiões do país.

longo do ano, a fundação realizou rodas de conversa em todas as regiões do país para discutir como organizações, grupos e coletivos atuam em rede em tempos de retrocessos contra os direitos humanos, além de incentivar a articulação de estratégias de ação conjunta. Nessas rodas, as ativistas e os ativistas apoiados falaram sobre suas expectativas para o Encontro de Projetos e ajudaram a construir a pauta dos debates e oficinas.

Foram realizadas rodas de conversa em Altamira (PA), Recife (PE), Curitiba (PR), Campo Grande (MS) e Rio de Janeiro (RJ).

Fundo Brasil

O Fundo Brasil de Direitos Humanos é uma organização independente, sem fins lucrativos e com a proposta inovadora de criar meios sustentáveis para destinar recursos a organizações sociais que lutam pela defesa dos direitos humanos. A partir do apoio financeiro e técnico oferecido a essas organizações, o Fundo Brasil viabiliza o desenvolvimento de projetos de defesa e promoção de direitos humanos em todas as regiões do país, impactando positivamente no dia a dia de milhares de pessoas. Em atividade desde 2006, o Fundo já apoiou mais de 400 projetos.

Cartazes criados durante oficina no evento realizado ano passado (Foto: Ernesto Rodrigues)

 

Outro detalhe do Encontro de Projetos 2017 (Foto: Ernesto Rodrigues)

 

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais