Edital: Enfrentamento ao tráfico de pessoas

Inscrições encerradas!

Veja aqui o resultado do edital. 

O Fundo Brasil de Direitos Humanos vai doar até R$ 360 mil para viabilizar uma nova linha de apoio a grupos que se proponham a trabalhar no enfrentamento do tráfico de pessoas para o trabalho escravo ou exploração sexual de mulheres, crianças e adolescentes, ou, ainda que em menor escala, tráfico de órgãos ou adoções ilegais.

Os grupos devem ter sempre o respeito aos direitos humanos como um de seus princípios balizadores.

O Brasil é considerado origem, trânsito e destino de pessoas traficadas. É visto como trânsito à medida que algumas redes utilizam seu território para trazer vítimas de um país e mandar para outro.

O país também é visto como origem quando fornece mão de obra especialmente para exploração sexual e para o trabalho escravo. Brasileiros e brasileiras saem do país imaginando que conseguirão uma vida melhor no exterior e acabam em situações de exploração.

Importante lembrar que o tráfico de pessoas com essas finalidades é forte também dentro do território nacional.

Por fim, o Brasil é destino principalmente das populações andinas que chegam ao país pelo tráfico.

Busca-se, assim, identificar organizações que pretendam desenvolver projetos que difundam a problemática do tráfico de pessoas e suas finalidades, realizem atividades de prevenção, produzam informações, propiciem formações para a população, capacitem profissionais das diversas áreas de atendimento e pessoas libertas, promovam o engajamento das comunidades em situação de vulnerabilidade e pressionem e fiscalizem órgãos governamentais na execução de políticas públicas de enfrentamento ao tráfico nas três de combate: a prevenção, a proteção e a criminalização.

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais