Notícias

Ativistas se reúnem para debater direitos humanos na região Norte

Roda de conversa é organizada pelo Fundo Brasil e será realizada em Altamira, na sexta-feira

24 julho 2018

- por Fundo Brasil de Direitos Humanos -

Indígena nas águas do rio Xingu (Foto: Verena Glass)

Na próxima sexta-feira, dia 27, ativistas de organizações do Pará, Roraima e Amapá participam de uma roda de conversa em Altamira (PA) para debater temas relacionados à defesa de direitos humanos na região Norte.

O evento é organizado pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos, com o objetivo de discutir como organizações, grupos e coletivos tem atuado em rede em tempos de retrocessos contra os direitos humanos, além de incentivar a articulação de estratégias de ação conjunta.

Participam da roda de conversa representantes de organizações que atuam, entre outros temas, na defesa de direitos indígenas, de mulheres, de jovens negros e de ribeirinhos: Associação de Bem com a Vida (ABV)  (Roraima), Centro de Formação do (a) Negro (a) da Transamazônica e Xingu (Pará), Conselho Ribeirinho (Pará), Gempac (Pará), Associação dos Povos Indígenas do Mapuera (Pará) e Walter Teixeira Lima (Amapá). Todas as organizações são apoiadas pelo Fundo Brasil.

A região Norte apresenta altos índices de violação de direitos humanos no Brasil, com destaque para a escalada da violência gerada pelos conflitos de terra. Especificamente na região de Altamira, moradores de áreas urbanas e rurais enfrentam também graves impactos causados pela instalação de megaprojetos, como a usina de Belo Monte e a mineradora Belo Sun.

Sobre o Fundo Brasil

O Fundo Brasil de Direitos Humanos é uma organização independente, sem fins lucrativos e com a proposta inovadora de criar meios sustentáveis para destinar recursos a organizações sociais que lutam pela defesa dos direitos humanos. A partir do apoio financeiro e técnico oferecido a essas organizações, o Fundo Brasil viabiliza o desenvolvimento de projetos de defesa e promoção de direitos humanos em todas as regiões do país, impactando positivamente no dia a dia de milhares de pessoas. Em atividade desde 2006, o Fundo já apoiou mais de 400 projetos.

O intercâmbio entre organizações e ativistas é incentivado pelo Fundo Brasil como uma forma de possibilitar a troca de aprendizado e o fortalecimento de estratégias de atuações conjuntas.

Acompanhe nossas redes sociais

Facebook, Twitter e Instagram

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais